14 de janeiro de 2010

Também posso falar sobre o Haiti?

Bem, ultimamente a televisão tem andado numa asafama incrivel por causa do sismo de magnitude 7,3 na Escala de Richter que abateu o Haiti. Falam da morte de milhares de pessoas, em milhares de desalojados, etc... Eu, pessoalmente, vivo indignado com o tipo de informação que se tem dado. E' que muitos por certo se recordarão do sismo que ocorreu a sudoeste de Pequim e que provocou 5 mil mortos. Pois este, no Haiti, provocou entre 100 mil e 500 mil! Culpa da magnitude? Pura mentira... E' que o da China foi de magnitude 7.8 e este de 7.3 na escala de Richter... Sabem de que é a culpa? E' da injustiça social, é o que é. Se houvesse justiça, se se desse a oportunidade aos haitianos de viverem nas condições a que têm direito por serem seres humanos, talvez o resultado fosse menos grave. E' que passamos 365 dias de 2009 sem nos lembrarmos que haviam pessoas a morrer com fome no Haiti, mas de repente pimba! Acontece um desastre que abala o Mundo por uma semana e 7 milhões de Haitianos para o resto da vida. Lembramo-nos que a estupidez deste mundo economico magnetiza de uma forma massiva os estragos que podiam ser tão menos graves... Quantas crianças se salvariam? Quantas mães não estariam a chorar neste momento? Quantas pessoas não teriam perdido as suas familias inteiras? Apenas se o mundo fosse justo, se a elite não puxasse os bens necessarios e desnecessarios para si e se lembrasse que ha quem passe fome. Mas bem, isto ficara' apenas guardado como um momento isolado na historia, daqui a dois meses ninguém se lembra disto e a estes 100 mil juntar-se-ão mais uns milhares a morrerem anualmente no Haiti de fome (quantos são ao certo não sei mas dos 7 milhões de habitantes do Haiti, 4 milhões passam fome). Mas o mundo não se lembrara' disso, porque hoje é Quinta, e estaremos até Domingo sensibilizados para isto, apenas até ao campeonato nacional de futebol se disputar no fim-de-semana - é que o fim-de-semana é folga para tudo, até para sermos humanos.
Notei também que Bill Clinton veio pedir às pessoas para darem o que puderem para ajudar os haitianos. Eu espero que as pessoas se sensibilizem, mas gostava de saber exactamente a percentagem da sua fortuna que Bill Clinton vai dispender para ajudar o Haiti, ou se os EUA dispensaram apenas 1% do que investem todos os anos para o combate ao terrorismo para ajudar o Haiti, e seria ja uma ajuda massiva (imaginem se dispensassem os 100%!).

Fica apenas a minha magoa, a indignação e a certeza de que isto eu não esqueço, ao contrario da maior parte das pessoas que irão concerteza esquecê-lo quando o Cristiano Ronaldo aparecer com outra namorada (a miss Espanha ja foi capa de alguma imprensa por gostar dele).

E' urgente que dêm valor à vida, porque ela tem bem mais valor que aquele que lhe dão.

Abraço e movam-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário