1 de janeiro de 2010

Antonio Aleixo, quisa' cavaleiro honesto em prol da honestidade ou poeta da verdade que foi ignorada

Descobri um poeta espectacular e espectacularmente ignorado pelas amarras da nossa "sociedade cristã". Chamou-se Antonio Aleixo. Ca vai um poema dele, com a promessa de que porei no blog mais, porque ele merece ser conhecido:

A Torpe Sociedade onde Nasci



"I
Ao ver um garotito esfarrapado
Brincando numa rua da cidade,
Senti a nostalgia do passado,
Pensando que já fui daquela idade.


II
Que feliz eu era então e que alegria...
Que loucura a brincar, santo delírio!...
Embora fosse mártir, não sabia
Que o mundo me criava p'ra o martírio!


III
Já quando um homenzinho, é que senti
O dilema terrível que me impôs
A torpe sociedade onde nasci:
— De ser vítima humilde ou ser algoz...


IV
E agora é o acaso quem me guia.
Sem esperança, sem um fim, sem uma fé,
Sou tudo: mas não sou o que seria
Se o mundo fosse bom — como não é!


V
Tuberculoso!... Mas que triste sorte!
Podia suicidar-me, mas não quero
Que o mundo diga que me desespero
E que me mato por ter medo à morte... "
 
                                                       Antonio Aleixo
 
(algoz quer dizer "pessoa cruel")
 
Desejos de um bom ano novo!
Fiquem bem e lutem por isso!

1 comentário:

  1. João,

    Para responder ao teu post deixo aqui outro poema do grande António Aleixo



    Ser Doido-Alegre, que Maior Ventura!

    Ser doido-alegre, que maior ventura!
    Morrer vivendo p'ra além da verdade.
    É tão feliz quem goza tal loucura
    Que nem na morte crê, que felicidade!

    Encara, rindo, a vida que o tortura,
    Sem ver na esmola, a falsa caridade,
    Que bem no fundo é só vaidade pura,
    Se acaso houver pureza na vaidade.

    Já que não tenho, tal como preciso,
    A felicidade que esse doido tem
    De ver no purgatório um paraíso...

    Direi, ao contemplar o seu sorriso,
    Ai quem me dera ser doido também
    P'ra suportar melhor quem tem juízo.

    António Aleixo, in "Este Livro que Vos Deixo..."


    Abraços e continua inspirado!!!

    Saúde, alegria e muita energia..

    Maria

    ResponderEliminar