9 de maio de 2010

Recuperando a profecia

No dia 11 de Janeiro de 2010 escrevi um texto bastante polémico em que realizava uma profecia acerca do Iémen. O título era "Com fôlego que chegue para bruxarias", gostava que o recordasse. Digo polémico porque depois de o publicar (decisão que não foi nada fácil)  recebi muitos e-mails a criticar a sua publicação. Lá escrevi que iriam começar a haver cada vez mais ataques neste país a que atribui o adjectivo de "pacífico" comparativamente a Afeganistão e Iraque. O facto é que se realizou. A frequência dos ataques tem-se intensificado, pelo menos a cobertura mediática desses ataques, inclusive nos jornais diários televisivos mas sobretudo na Internet. Há pouco tempo parece que até o embaixador inglês no Iémen foi atacado, já pode ver o perigo que este país representa. E não se trata apenas de terrorismo terrestre. A pirataria marítima também tem sido uma realidade emergente. Certo é que o Pentágono vai reforçar a sua ofensiva no país.
Tudo isto, caro leitor, não lhe faz lembrar nada, não será sintoma do que aconteceu já pelo menos nestes países: Costa Rica, Iraque, Afeganistão? Em comum todos estavam habitados por «terroristas horrendos». Esta foi a justificação para a invasão. Outra coisa em comum: matéria prima. A Costa Rica dá muito dinheiro aos EUA pela produção de fruta, os outros dois são dos maiores produtores mundiais de petróleo. O Iémen, e isto será com certeza mero acaso, é também um grande produtor de petróleo... Que raio, o petróleo tem de estar lá sempre.
Agora depois de ter consultado o historial de guerra dos EUA mostro-lhe os países com os quais estes já tiveram problemas diplomáticos:

México - conquista e compra de Arizona e Novo México - À altura o Arizona era o maior produtor nacional de algodão. O Novo México tem recursos de gás natural e petróleo.
Espanha - ganharam aos espanhóis na chamada guerra Hispano-Americana e conquistaram Cuba, Porto Rico e Filipinas - Cuba é grande produtora de açúcar e café, que rendem muito dinheiro. Tem também uma excelente posição geográfica. Porto Rico dá imenso dinheiro em fruta, sobretudo bananas, em que é ainda um dos maiores produtores mundiais. As Filipinas pela posição geográfica e produção de tabaco.
Coreia - disputa contra a Rússia -A Coreia nem precisa de apresentações. Para além de ser um ponto estratégico muito vantajoso em caso de guerra na Ásia, tem imensos recursos naturais. A Coreia do Sul é, aliás, o terceiro país mais rico da Ásia, apenas atrás de China e Japão.
Cuba - disputa contra a Rússia - Mais uma vez: Cuba é reconhecida pelo açúcar e café, que rendem muito dinheiro. Tem também uma excelente posição geográfica.
Vietname -Na actualidade o Vietname é o maior produtor mundial de arroz, e o segundo maior produtor mundial de café. Existe ainda abundância de carvão e petróleo. Dá para perceber que é um país cheio de recursos e está inclusivamente na lista dos "próximos onze", apesar de ter sido completamente destruído na guerra. Os "próximos onze" trata-se de uma lista de onze países considerados como os próximos a figurar entre os mais ricos do Mundo, depois dos "BRIC" (Brasil, Índia, China e Rússia).
Palestina -A Palestina é uma zona do Médio Oriente constituída por Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental. Tem Estado mas na verdade não é um país reconhecido pelas Nações Unidas. Para perceber a situação peculiar deste Estado cliquem no link que forneci no início deste tópico. A verdade é que a Palestina é uma espécie de Estado sem território, que tem embaixadas em muitos países inclusive. A sua existência é defendida por grande parte dos maiores países mundiais (como EUA e União Europeia) mas não é reconhecida pelas Nações Unidas. É uma zona onde existiram já imensas guerras e, curiosamente ou não, tem bastante abundância de petróleo... 
Iraque -Um dos maiores produtores mundiais de petróleo (13º). A guerra e as suas razões são conhecidas. E está tudo dito.
Afeganistão - É também um país abundante em petróleo. Mais uma vez, julgo não ser preciso dizer mais nada. Só acrescento que retratam o Afeganistão como se fosse um cantinho do Mundo onde habitam uns seres estranhos a que dão o nome de talibãs.

Portanto, a conclusão que podemos tirar é que todos estes países são bastantes ricos em matéria-prima. E todos eles têm graves problemas económicos... Estranho, não é? Ao ver todos estes desenvolvimentos e o surgimento cada vez maior de notícias cada vez mais frequentes e cada vez mais violentas de ataques suicidas no Iémen e a "transição dos talibã para lá" achei necessário vir voltar a dizer que haverão problemas neste país dentro de pouco tempo, principalmente tendo em conta que a CIA já enviou forças para lá. Pobres dos iemenitas.

Como pêndulo, deixo-lhe uma imagens maravilhosas para que possa ver o paraíso que o Iémen é, nomeadamente a sua ilha de Socotra, considerada património natural pela Unesco, paraíso que está a cada dia que passa mais ameaçado pela estupidez mesquinha do ser humano.

Abraço, fiquem bem e lutem por isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário