12 de maio de 2010

Pensava eu que havia jornalismo em Portugal...

Boa tarde. 

Nos últimos sete meses (desde que vi Zeitgeist) estudei imenso, e descobri coisas interessantíssimas, que me levaram a pensar que já nada neste Mundo me surpreenderia. Mas eis que o papa vem a Portugal! E hoje estou pasmado. A razão desta situação em que me encontro é o Jornal da Tarde de ontem, na RTP. Aquilo a que uns chamam de "serviço público" eu chamaria de "farsa", com a participação de Fátima Campos Ferreira, pessoa que tinha como íntegra pelo programa que apresenta e que considero de rara boa informação. Compreendo-a, devem ter-lhe dado uma boa recompensa monetária, compreendo-a porque provavelmente ela é uma pessoa religiosa, e não costumo cometer o erro de julgar as pessoas por isso. Mas o facto é que ontem o Jornal da Tarde foi uma autêntica vergonha e eu sinto-me envergonhado e desgostoso por saber que é este o tipo de informação que temos em Portugal. O Jornal de ontem, Terça-Feira, teve uma 1ª parte de 36 minutos e 26 segundos e uma segunda parte de 17 minutos e 21 segundos. Pelo meio publicidade, antes "especial visita do papa" e depois "especial visita do papa" até ao Jornal da noite. Durante esse Jornal da Tarde, durante a primeira parte mais propriamente, tivemos 22 minutos e 28 segundos sobre a visita do papa, tivemos 6 minutos e 20 segundos de notícias (subida de impostos, discussão da liberdade de expressão na Comissão de Ética e nuvem de cinzas), tivemos 5 minutos e 30 segundos sobre a lista que Carlos Queirós apresentou para o Mundial e mais nada. Depois, na 2ª parte foram 17 minutos e 21 segundos sobre a visita do papa! Resumido e arredondado, o jornal consistiu em 51 minutos, 39 dos quais a falar do papa e dos seus lindos vestidos de seda! Notícias concretas? Uns estonteantes 6 minutos com três reportagens e mais 5 de futebol! É ou não é uma estupidez? Mesmo para quem é crente, é ou não é informação de fraca qualidade? Todos concordamos que o é. Por isso decidi vir eu fazer o que os outros não se preocuparam e mostrar-vos eu as notícias de segunda e terça. 



Maioria da população não quis ser vacinada. Resultado? Duas mortes, ambas por negligência e falta de condições.
Como é que raio o papa disse isto e não arranjaram espaço no jornal para o referir? Aliás, no artigo dizem inclusive que essa nova ordem económica mundial está em construção.



É verdade caro leitor, o Mundo na verdade não parou porque o papa veio a Portugal, o Mundo está ainda a fervilhar, e todo este deslumbre, estes palcos de 200.000 € construídos só para rezar uma missa, todo este requinte que queremos passar para o exterior, em nada denuncia o que realmente se passa. Penso que está mais que na hora, e esta visita e farsa mostram-no, de começarmos a procurar outros caminhos que não apoiem o que esta elite quer de nós. No Jornal da SIC, aqui há uns tempos, realizaram uma reportagem sobre "um ano de Gripe A". Pois referiram-se à Gripe A como um "sucesso", cuja prevenção evitou uma catástrofe terrível. A verdade é que a Gripe A foi, isso sim, o maior escândalo da Medicina, no qual até a OMS esteve envolvida. E gostaria que agora os mesmos que atacaram quem preveniu que isto era uma farsa, esses que lhes chamaram hereges, malucos e desestabilizadores sociais, pois deviam vir agora à mesma praça pública onde fizeram tais acusações e pedir desculpa, como eu digo obrigado. Obrigado a quem nos avisou, a quem me avisou, que a Gripe A era uma farsa. Obrigado por terem divulgado a informação que não encontraria em nenhuma fonte "competente", obrigado por terem feito algo a que se pode realmente chamar "serviço público".

Partilha de reflexões:

Depois de ter visto Zeitgeist, há já sete meses (como o tempo passa...), posso dizer que tudo mudou para mim. Mudou a minha forma de ver o Mundo e a forma de agir perante esse Mundo que vejo. Criei este blogue, mudei de emprego, pensando sempre que se o faço é para ter uma vida dentro desta selva que a sociedade é, mas estou agora num trabalho onde me posso exprimir, onde me rio e onde faço os outros rir. Onde posso estudar comportamentos humanos porque lá vejo todos os tipos de pessoas, onde aprendo todos os dias uma coisa nova. Nestes sete meses conheci muita gente, a um ritmo que nem sabia ser capaz. De uma pessoa comedida passei a alguém que não tem problemas de gritar em plena rua, apenas porque a rua existe, eu existo, e o barulho acabará. Sei que parece estúpido, mas Zeitgeist mostrou-me que as coisas NÃO são apenas como são. As coisas são como nós as fizemos, nós humanidade entenda-se. Nada nos impede de mudar. Nada nos impede de sermos nós próprios em vez de sermos o que o Mundo quer fazer de nós. Uma confissão: se há alguém que já teve o mundo a moldar a sua vida, esse alguém sou eu. Passei uma adolescência inteira a mudar de casa, a despedir-me de quem gosto, a estar longe de uns para poder estar perto de outros. Hoje estou longe do meu próprio país numa situação que começou por ser uma obrigação mas se tornou numa escolha. Hoje é uma escolha, e será uma escolha viajar, conhecer o Mundo, conhecer a realidade dos outros para perceber até onde podem chegar as minhas próprias possibilidades e talentos. Não nos devemos inibir, jamais. Se formos bons nisto ou naquilo, se tivermos este ou aquele talento, devemos desenvolve-lo e dizer em boa voz que somos fantásticos. É a única forma de percebermos quem somos, porque a falsa modéstia é uma autêntica estupidez. Ela limita-nos e impede-nos de nos tornarmos as pessoas que se escondem por detrás da capa social. Tinha de dizer isto.


Até à próxima, fiquem bem e lutem por isso.



2 comentários:

  1. Martim Loureiro12/05/10, 07:59

    Irei esta noite ou amanhã responder ao teu mail, muito obrigado por estes empurrões e estas compreensões, respeito imenso o teu trabalho e quero seguir o exemplo, cada vez mais aprender o que sou e como o mundo é em vez de acatar aquilo que dizem sobre mim e sobre como o mundo funciona. "Nós não temos que, mas podemos se." Realmente é um prazer vir todos os dias ler os teus posts e informações, mais uma vez obrigado pela partilha de conhecimento =)

    Ah, e sim eu já há 5 semanas que vou a todas as reuniões de Lisboa do Zeitgeist... gostaria que quando cá viesses escrevesses no blog para nos encontrarmos todos do Zeitgeist Portugal e ouvissemos também o que tens a dizer sobre o ponderamento dos próximos passos, e sobre bons depósitos de informação.. Se tiveres informações que aches óptimo eu ter conhecimento , está à vontade podes enviar para o meu mail =) Obrigado novamente, e não precisas de me tratar por você, está à vontade que eu tenho 14 anos e não gosto de me sentir senior já! Estou a brincar, tu percebes ;)

    ResponderEliminar
  2. Fala se tanto de crise...afinal há muito dinheiro, pois estes luxos para o Papa só significam que afinal há diheiro, muito dinheiro...só que não é pra todos!!!!

    Abraço João!

    ResponderEliminar