8 de março de 2010

Não precisamos de nenhum Escudo, mas do que ele representa!

Gostaria de utilizar o meu blog para divulgar, a quem o visitar, o site de informação português. Não sei se notaram, eu não disse "um" site de informação, eu disse "o" site de informação. E' que por estes dias aquilo que se pensa ser informação é afinal desinformação e aquilo a que ninguém liga é o que devemos ter em atenção. O "Escudo" (em http://www.escudo.tv/) é o site informativo por excelência, que nos fornece as noticias tal-qual elas devem ser apresentadas - com coerência, rigor e clareza. As noticias la' colocadas têm geralmente uma fonte fidedigna, tal como no meu blog, onde forneço imensos links, e dessa forma o leitor sabe que o que afirmo tem bases e provas.
Das noticias la' publicadas, a que queria destacar é a de que quase 50 milhões de pessoas nos EUA vivem ou ja' viveram à beira da fome, dos quais 1.1 milhões são crianças.  (ver aqui o artigo na integra do Washington Post). O que mais espanta é que no mesmo ano do relatorio, e segundo o orçamento de 2008 dos EUA foram gastos em defesa (incluo departamento da defesa; "guerra ao terrorismo"; e segurança nacional, a que eles chamam "homeland security") 660.9 biliões de dolares, que é mais ou menos metade do gasto total do orçamento... Mas ha' mais, se virem com mais atenção, verão um topico muito pequeno que diz: "The Iraq War and the War in Afghanistan are not included in the regular budget. Instead they are funded through special appropriations", ou "a guerra no Iraque e no Afeganistão NÃO ESTÃO INCLUIDAS no orçamento. Em vez disso, são financiadas através de 'apropriações especiais'". Ora, "appropriation" diz respeito a fundos que vêm dos contribuintes norte-americanos (como podem ver no significado). La' da' a referência a um artigo do The New York Times, caso queiram consultar. A minha pergunta é simples, se se tivesse gasto (e eu detesto pôr hipoteses ou falar assim de passado) metade disto em soluções viaveis para combater a fome, ja' não digo no Mundo, mas apenas nos EUA, ou 330 biliões de dolares, não poderia eu estar agora aqui a escrever um texto mais apreciativo tematicamente? Fica a duvida no ar.

E para quem pensa que Obama veio mudar a mentalidade, o orçamento de 2010 tem previstos so' para o departamento da defesa 663.7 biliões, que juntos com os 42.7 biliões da tal "homeland security" darão 706.4 biliões, bem mais do que em 2008. Esta' tudo dito!

Ja' sabem, se querem noticias vão acompanhando o "Escudo".

P.S.: O que vêm como "DHS" na imagem vem de "Department of Homeland Security".
Hasta.

(image from photobucket)

Sem comentários:

Enviar um comentário