Pessoal, surgiram-me algumas duvidas que espero que alguém me possa explicar (e desculpem a minha ignorancia). O wikipédia tem sido um site bastante importante para mim para investigar, nos ultimos dias, sobre as minhas duvidas suscitadas pelo "Zeitgeist". Pelo que sei, o wikipédia é preenchido por qualquer utilizador que crie conta. Mas como e quando aparecem os artigos no site? Teem de ser primeiro revistos pelos administradores principais? Bem, mais à frente vão perceber a minha duvida.
Hoje de manhã, estava a conversar com o meu pai e estava a dar as noticias da manhã na sic (sim, eu ca em França tenho a SIC). Eu não estava a ligar patavina ao que la se dizia, mas de repente uma noticia chamou-me à atenção: "Presidente da General Motors demite-se". Ora, procurei ja no site da SIC por forma a confirmar que era mesmo uma demissão, mas não encontrei nada, então fui ao google procurar. Talvez por a noticia ser tão recente (ou não) so encontrei isto. Demitir alguém pode acontecer, de facto, e é o acto de afastar alguém de um cargo. No entanto, demitir-se significa que o senhor saiu por sua propria vontade. Continuei a procurar e encontrei uma noticia parecida, mas "ligeiramente" diferente. Aqui esta: "General Motors afasta director-geral.". Mas afinal quem tem razão? A agencia lusa (que fornece a maior parte das noticias que voces veem nos noticiarios), ou a Euronews? Bem, a primeira coisa que me apeteceu, foi quase um impulso, foi vir imediatamente postar isto no blog. Mas depois pensei duas vezes. Primeiro decidi aprofundar mais a pesquisa, perceber quem é o tal director geral que saiu e qual é o tal que vai assumir funções interinamente. Ora ca vai:
O senhor que se demitiu é Fritz Henderson. Ate aqui tudo bem, mas o que mais me assusta é que ele foi demitido ontem, a noticia é espalhada hoje, e ja esta no wikipedia que ele foi demitido a 1 de Dezembro... Não percebo como é que aparece uma noticia tão rapidamente numa enciclopedia online... Quem me souber explicar o processo de actualização dos artigos no wikipedia que o faça por favor. E teem o meu mail na minha descrição do blog, por isso não ha desculpas! Oh, for the people who posted the article about Fritz Henderson in wikipedia, please correct that. I'm saying this because he has not resigned, he was pulled out...
Continuando, quem o substitui, para ja, é Edward Whitacre, Jr., antigo presidente da organização "Boy Scouts of America". Isto, mais uma vez, conduziu-me a mais pesquisa ainda... Ca esta: Boy Scouts of America é uma organização sem fins lucrativos. E' apoiada por 20 outras organizações, 9 da quais são igrejas (não igrejas como edificios, mas como organizações religiosas). Vi também no artigo do wikipedia algo bastante interessante. No link "finances" tem la coisas "engraçadas"... Diz que esta organização sem fins lucrativos arrecadou de apoios em 2005 a modica quantia de 665.9 milhões de dolares. Isto é um bom sinal, ja que com tantos apoios podem dedicar-se a ajudar os outros. Ca esta um dos que eles ajudam: Roy Williams, o actual "scout" chefe executivo desta organização. Segundo o wikipedia ele recebe de ordenado. (o que é normal porque ele tem de receber pelo que faz) 0.26% das receitas. E pouco, não é? Pois eu digo-vos exactamente quanto é 0.26% das receitas (e também esta la no wikipedia): 926028 dolares por ano, quase um milhão de dolares. Isto numa organização sem fins lucrativos. Eu proprio assumo a partir de hoje, a minha vontade de fazer parte de alguma organização sem fins lucrativos... E mais, sabem quanta percentagem vai para caridade? 0.36%, o que é uns estonteantes 0.10% a mais do que o que vai para o ordenado do presidente-executivo!
Bem, continuando... A pesquisa não parou aqui! Fui ver quem foram os antigos "scouts" presidentes nacionais da organização. Aqui numero alguns, mas podem ver por voces a lista completa.
Alguns deles são:
John W. Creighton, Jr., um homem de negocios (businessman).
Edward Whitacre, Jr., o tal senhor que agora esta na General Motors, homem de negocios.
Roy Roberts, que não encontrei no wikipedia, mas que é tambem um homem de negocios (e dos grandes). Vejam aqui.
John C. Cushman III, outro business man... Mas este é curioso porque é o presidente da Cushman & Wakefield. Ora, eu pesquisei esta empresa e descobri que é uma empresa que apoia e incentiva as pessoas a tornarem-se empresarios "de sucesso", sebem que por este dias para mim não existem empresarios de sucesso, são todos um fracasso enquanto pessoas... Ora, procurei mais um pouco e encontrei este "apoio" que eles fornecem e que é interessante. Esta empresa, como todas as grandes empresas tem filiação em praticamente todos os paises. Em Portugal também tem. Ora, se preencheste o formulario eles procuram por voces industrias (industry), escritorios (office) ou escritorios de grandes empresas das quais possam abrir por voces mesmos filiais (retails). Bem, para quem procura um negocio, ja sabem...
Todos os outros que la estao são e foram também grandes homens de negocios, podem investigar por voces mesmos no wikipedia..
Para concluir, penso que voces ja tiraram as conclusões todas... Apenas para acrescentar, afirmo que esta organização esta tão enraizada na cultura americana que a expressão "scout boy" é usada para descrever um rapaz honesto, talentoso ou generoso. Pois, pois...
Sem comentários:
Enviar um comentário