24 de fevereiro de 2011

"Uma utopia é uma realidade em potência." - Édouard Herriot

Quero sonhar com o Mundo que o Projecto Vénus propõe. Quero ser parte dele, criá-lo, em conjunto com o resto da humanidade. Quero acreditar que somos esta pureza que vejo em cada pessoa e que está sujeita a tremendas repressões pela sociedade actual. Quero acreditar que este Mundo revoltado que vejo nos noticiários é só e apenas uma ilusão, uma realidade fictícia projectada pelos media. Mas por muito que queira a verdade é que não o é. Por isso, resta-me apenas agarrar em todas as forças que tenho, em toda a vontade e dedicação, à minha crença pessoal de que as pessoas não são más por natureza, mas isso é-lhes implícito pelo Mundo horrendo que habitam, resta-me agarrar-me a isso e lutar. Dedicar a minha vida às pessoas, lutar por aquilo em que acredito, lutar com unhas e dentes, lutar com as armas que possuo, e valorizar todos aqueles que se sacrificaram pelo ideal de um Mundo melhor. Quero que sintam o mesmo, desejem o mesmo, e não o tenham como uma ideia pré-concebida de utopia. A utopia não existe nunca, porque em 1400 era utópico que houvesse mundo para além da Europa e alguém descobriu o Brasil, porque em 1500 era utópico que a Terra girasse em volta do Sol e alguém descobriu que era assim, porque em 1800 era utópico que pudéssemos mover-nos através de uma coisa mecânica com quatro rodas e isso tornou-se natural, porque há cinquenta anos era utópico que eu pudesse escrever isto e daqui a um minuto algum português que habite algures na China o poderia ler e isso hoje é possível. A utopia é, em si, uma ideia utópica, porque o Homem foi destronando uma enorme variedade de utopias ao longo da história. O Venus Project, não é uma utopia mas um caminho. E o primeiro passo a dar é sem dúvida a consciencialização. Por favor, lutemos por aquilo em que acreditamos, lutemos por um Mundo melhor!



Espero que tenham gostado deste vídeo e percebam que a haver utopia a única que há é de que o Mundo poderá permanecer desta maneira sem a sociedade se auto-destruir...

Abraço, fiquem bem e lutem por isso!

3 comentários:

  1. Texto magnifico, parabéns.
    Tal como tu acredito que o Projecto Venus pode se tornar de facto numa realidade. Mas sei também que para atingirmos o objectivo pretendido, que é fazermos a transição para uma EBR, irá demorar imenso tempo. Vai ser um longo processo de evolução que, inevitavelmente começara a progredir mais rapidamente quando a sociedade sofrer uma grande transformação no seu sistema de valores. Portanto, neste momento, acredito que a melhor maneira que temos de contribuir para a mudança é tentar informar ao máximo as pessoas à nossa volta. Fazê-las questionarem-se sobre a realidade em que vivem e explicar-lhes como é que o sistema económico\monetário opera.
    Só depois de termos uma população suficientemente bem educada e informada é que será possível pormos em prática uma economia baseada em recursos.
    A sociedade neste momento encontrasse num estado de programação mental doentia que distorce por completo a capacidade de raciocínio lógico de muitas pessoas e desta maneira só nos resta em primeiro de tudo, tentar ajudar o maior número de pessoas a saírem da caixinha e deixá-las explorar por elas próprias a mudança que precisam de efectuar, acima de tudo, individual.

    Uma coisa é certa uma grande parte da população sabe que estamos num ponto sem retorno e de certeza que alguma mudança irá se fazer sentir, agora como é que eu não sei...

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Não consigo ver o documentário, fiquei curiosa!!

    Tânia

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa a ambos os comentadores por so agora ter aceite os comments. De facto, nao tinha visto que eles estavam por aceitar. Obrigado pelo elogio, e pelo interesse em saber mais, estarei sempre disponivel para trocar impressoes, caso queira, o meu mail deve estar no meu perfil completo do Blogger, caso o queira fazer.
    E quanto às dificuldades em ver o documentarios, isso pode ser a falta do adobe flash player, porque ja experimentei ver o video em tres computadores diferentes e em todos funcionou bem.

    Abraço a ambos, as minhas desculpas mais uma vez, e obrigado pelo interesse.

    Fiquem bem e lutem por isso ;)

    ResponderEliminar